Pular para o conteúdo

Pesquisadores da PUCRS realizam roteiro de estudos

02/08/2009

pucjucaA complexidade do espaço urbano é o tema da pesquisa realizada pelos estudantes do curso de Especialização da Geografia da PUCRS na zona rural de Porto Alegre.

O grupo interdisciplinar de 17 pesquisadores, entre geógrafos, sociólogos, historiadores e arquitetos, percorreu o roteiro dos Caminhos Rurais no sábado, 28 de junho/08. A professora Tãnia Ferrer que coordena esse módulo do curso, explica que a proposta é observar de que forma está acontecendo a comunicação entre o espaço urbano e o rural de Porto Alegre. Na capital gaúcha ocorre essa sobreposição da área urbana e rural, por existir esta grande proximidade.

Será que acontece essa comunicação? Como é a visibilidade do meio rural? Essas e outras perguntas os estudantes vão tentar responder a partir do que viram e ouviram dos próprios produtores locais. De acordo com o geógrafo Luciano Augusto Bonotto a opressão urbana que está se expandindo para a zona sul causa a perda de caracterização do espaço rural.

pucjuca4 O grupo conduzido pelo guia Mauri Weber, visitou a produção de flores do sr. Paulo Moresco, a Vinícula Bordignon, onde almoçaram, a floricultura Arco Íris e a propriedade do tio Juca onde a visita terminou com um peculiar e gostoso lanche com produtos caseiros.

No comments yet

Deixe um comentário