Skip to content

Plantio consorciado

02/09/2009

O produtor agroecológico Juca  explica:  “O que mais me ajuda é a biodiversidade. Se você olhar aqui,  vai encontrar no mínimo 20 espécies de plantas nessa área em que eu trabalho. Eu considero a minha horta como um bufett de saladas. O inseto come somente o que ele quer”.

DSC00166

Amigo quero-quero

Ele cita o exemplo que ocorreu no ano passado. A larva da borboleta branca só comeu o brócolis, a couve-flor e a rúcula, e não comeu a alface, a cenoura e as outras plantas. Ele não eliminou as larvas, pois estava chegando uma frente fria e ia acabar com elas. Mas antes da frente fria, vieram os pássaros, o anú branco que comeu todas as larvas. “São meus amigos. Isso aí é a biodiversidade. No solo há milhares de microorganismos trabalhando, então eu tenho um consórcio com a natureza. Eu pratico e vivo a natureza.”

Consórcio de plantas

Plantando mudas de moranguinhos

Plantando mudas de moranguinhos

Os pés de alfaces plantados num canteiro em quatro fileiras quando tiverem 25 dias, vão ser retirados e são introduzidas três fileiras de mudas de moranguinhos.  Assim, quando chegar em agosto, é colocado duas fileiras de cebola no meio do moranguinho. “Esse procedimento resulta em cebolas muito bonitas. Isso é tirar proveito do meu trabalho.” Aproveitar a  mão de obra num mesmo canteiro.

consórcio morango e cebola

Outros consórcios realizados na propriedade: cenoura e rúcula, alface e beterraba, alface e moranguinho, alface e aipo, alface com funcho, alface com alho poró, rúcula com cenoura.

Juca disse que cada dia vai aprendendo um pouquinho e descobrindo novas técnicas de plantio: “Não sou de ficar esperando a receita.”

2 Comentários leave one →
  1. nadir jose nalepa tio juca permalink
    09/02/2012 23:17

    ola tio juca meu chara tambem cultivo morango mais meu plantio é convencional temos muita coisa em comum costamos da roça do cultivo do morango e temos o mesmo nome tio juca sou do parana

  2. larissa permalink
    20/03/2013 17:00

    adorei muito obrigada gente amei me ajudou muito pra prova de amanha é eu nao tava entendendo muito bem ajudou muito valeu e thauu!!!!

Deixe um comentário

